Blog de Notícias › Receita e modo de preparo do sabão de álcool com óleo de cozinha usado

Atitude Correta Novo Conteúdo 09 Os governos municipais e estaduais implantam as campanhas de coleta de óleo de cozinha, mas se a população não separar corretamente o óleo, o resultado esperado não...

Os governos municipais e estaduais implantam as campanhas de coleta de óleo de cozinha, mas se a população não separar corretamente o óleo, o resultado esperado não será alcançado, sendo que muitas vezes a culpa não é da população, pois falta orientação e conhecimento de como separar corretamente o óleo, e como fazer o sabão. Com estas etapas aí sim o resultado vai ser acima do esparado, dimunuindo a quantidade de óleo jogados na natureza que contamina o meio ambiente. O planeta precisa de alternativas como estas para diminuirmos a contaminação que lançada todos os dias na natureza, e principalmente fazer a reutilização dos resíduos que geramos diáriamente.

Receita:
03- K de sebo (gordura animal),
01- K de soda 99% (hidróxido de sódio (NaOH),
03- L de óleo de cozinha usado,
02- L de água,
05- L de álcool etílico (etanol).


Modo de Preparo:

Coloque a soda em um recipiente de plástico (bacia ou forma), após coloque a água mexendo com uma pá de madeira ou plástico até diluir a soda, em seguida coloque o álcool com cuidado pois ocorrerá uma reação química, o próximo passo é só colocar o óleo de cozinha e o sebo e mexer com o pá durante uns 10 minutos até começar formar uma espuma na superfície, deixar em repouso até endurecer, corte em barras e coloque em uma embalagem plástica para conservar até o uso.


CUIDADO: Use luvas, óculos e máscara, pois estará trabalhando com produtos químicos.

Precisamos repassar esta receita para todoas as pessoas que conhecemos, desta maneira estaremos contribuindo com o meio ambiente.

Voltar para Blog de Notícias